domingo, 7 de abril de 2013

Ensinamento do Mês

BONDADE E CORTESIA
​Bondade e cortesia são as qualidades que mais faltam ao homem da atualidade.
Há um método que nos permite avaliar o nosso progresso na Fé e o nosso aprimoramento espiritual. Primeiro, devemos evitar as desavenças; depois, desenvolver a bondade; por fim, nos tornarmos mais corteses. Se conhecermos alguém com tais atributos, veremos logo que é pessoa polida, que se aprimorou e que possui o intrínseco valor da Fé. Essa pessoa será estimada e respeitada por todos; suas atitudes valerão como  uma  silenciosa divulgação de  Fé;  servirá como exemplo de Fé concretizada em atos.
Mas o mundo atual mostra-nos, a todo instante, como é carente dessa bondade e cortesia. Por toda parte, o ser humano vive a esmiuçar os defeitos alheios, odiando e recriminando a toda gente, salientando  sempre  os  seus  aspectos  desagradáveis.  Podemos afirmar que quase não existe cortesia no homem moderno. Há, nele, um requinte de egoísmo, grosseria, espírito calculista e constante desculpa para todos os erros que comete. Não lhe importa ser desagradável aos outros. (...)
A verdadeira civilização resultará do crescente número de pessoas que agem conforme o cavalheirismo inglês ou a filantropia americana. Ser fiel às regras morais permite a formação de uma sociedade agradável, onde reina o conforto. Se tal sociedade puder ser criada, o Paraíso será uma realidade para o homem. (...)

A formação desse homem bondoso e cortês depende unicamente da Fé e constitui a diretriz de nossa Igreja, que, nesse sentido, vem se desenvolvendo cada vez mais.
Meishu-Sama em 25 de outubro de 1950
Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, vol. 4 (trechos)

Experiência de Fé - Abril 2013


Culto Mensal de Agradecimento 

7 de Abril de 2013
Solo Sagrado de Guarapiranga

Yassuko Yamaguti Guarino

Bom dia a todos!

Meu nome é Yassuko Yamaguti Guarino, sou messiânica há dois anos e meio e pertenço ao Johrei Center Campo Belo, Área Vila Mariana, Região São Paulo Capital.

Gostaria de relatar como consegui entender a importância da simpatia que aflora do nosso interior e nos permite atrair as pessoas e, assim nos tornar pioneiros da salvação em suas vidas.

Há algum tempo, estamos sendo orientados a nos tornarmos pioneiros da salvação e há meses vinha me empenhando muito nesta tarefa.  Recebia pessoas que chegavam pela primeira vez durante o meu plantão, acompanhava-as, dava orientações sobre os princípios messiânicos. Contudo, no momento de se decidirem para se tornarem membros, acabavam desistindo.

Via os outros encaminhando pessoas, sendo pioneiros, e não entendia por que eu não conseguia, apesar de agir sempre com simpatia nesses atendimentos que fazia na igreja.

Tornei-me assistente e, em novembro de 2012, fui conversar com a assessora do ministro, pedindo orientação em como ser útil também através do encaminhamento. Fomos ao altar, fizemos a oração e comunicamos meu desejo a Meishu-Sama.

Ela me orientou a tomar decisão firme de querer encaminhar e acompanhar as pessoas que forem colocadas no meu caminho.

Então, no mês de dezembro, o Johrei Center a que pertenço promoveu uma atividade em que deveríamos levar os frequentadores e amigos a passar um dia de paraíso no Solo Sagrado de Guarapiranga.

Confesso que, no início, não atentei para a importância de tal evento. Contudo, retomando o objetivo que buscava de me tornar uma pioneira da salvação, resolvi desafiar-me e fazer algo que até então nunca tentara: agir com as pessoas de fora da Igreja com a mesma simpatia e sentimento que possuía dentro do Johrei Center.

Comecei a observar melhor as pessoas que encontrava no dia a dia e passei a entregar o convite para irmos ao Solo Sagrado. Há cinco anos frequento uma lavanderia e não prestava muita atenção às atendentes. Na semana em que lá fui, reparei que uma delas estava com um semblante bem triste.

Então, na mesma hora, resolvi convidá-la para a visita ao Solo Sagrado com forte desejo de ajudá-la. A colega que estava ao seu lado, conhecia o Johrei e o Solo Sagrado e incentivou a recepcionista a conhecer o local. Senti a atuação de Meishu-Sama. Na mesma hora, ela aceitou e pagou a passagem.

Tive a permissão de levar seis pessoas e, entre elas, essa moça da lavanderia. Ela se encantou com a beleza do solo e, no retorno, dentro do ônibus, começou a contar sobre seus problemas de saúde, pois sofria com dores no peito devido à atividade de seu trabalho. Graças ao Johrei coletivo que recebera, a dor havia diminuído bastante. Ela ficou surpresa.

Três dias depois, durante a marcha de Johrei na nossa unidade, a assessora me apresentou ao responsável da Área e comunicou-lhe sobre meu enorme desejo de concretizar a salvação na vida das pessoas.
Nesse instante, ele olhou bem para mim, pegou minhas mãos e disse: "Você tem que se tornar uma pessoa que, quando alguém a vir, pense: ´quero ser igual a ela`". 

Fiquei imaginando: o que ele quis dizer? Passei a refletir sobre quais pontos precisava melhorar. Então, tomei a decisão de acompanhar a moça da lavanderia com o sonen de que se tornasse uma pessoa feliz e, no início de janeiro deste ano, liguei e convidei-a para ir ao Johrei Center.

Ela me relatou que a dor no peito havia sumido por completo. Com o recebimento desta graça, manifestou a vontade de se tornar ministrante de Johrei o que ocorreu no final do mesmo mês.

Fiquei muito feliz, pois foi a primeira pessoa de quem me tornei pioneira no encaminhamento da salvação. Entendi que a simpatia que aflora do interior precisa estar acompanhada do verdadeiro sentimento de salvar.

A partir daí, minha casca quebrou, o que permitiu que eu saboreasse a alegria de encaminhar. Isso possibilitou que eu me motivasse a ser instrumento na Obra Divina de fazer mais pessoas felizes.

Levei este sentimento até o Altar, onde comuniquei a Deus e a Meishu-Sama a alegria que estava sentindo. Até o momento tive a permissão de encaminhar e acompanhar mais quatro pessoas que já receberam Ohikari e um Shoko.

Meu desejo é continuar me empenhando em ser pioneira da salvação de muitas vidas.

Hoje, minha emoção de fazer as pessoas felizes é indescritível.

Aprendi que o mais importante não é ficar preso aos resultados, mas principalmente observar as pessoas, tirar a ansiedade e agirmos com bastante amor e naturalidade.

Comprometo-me a acompanhar todas as pessoas que forem colocadas no meu caminho, cuidando deles com amor e alegria, dividindo o que já me foi permitido aprender para que eles também possam sentir a alegria em fazer o próximo feliz.

Agradeço a Deus, a Meishu Sama, aos meus antepassados e a todas as pessoas que me ajudaram e torceram para eu estar aqui hoje relatando com imensa alegria e gratidão o fato de, finalmente, ter conseguido tornar-me uma pioneira da salvação. 

Muito obrigada. 

Culto Mensal de Agradecimento - Abril 2013

Culto Mensal de Agradecimento 

Solo Sagrado de Guarapiranga
Rev. Hidenari Hayashi
7 de abril de 2013





Ensinamento do Mês: Bondade e Cortesia
Experiência de Fé: Yassuko Yamaguti Guarino
 


​Bom dia a todos!

Como os senhores estão, todos bem?

Graças ao Messias Meishu-Sama, estamos concluindo o primeiro trimestre deste ano, ampliando a cada mês o número de novos messiânicos. 

Esse crescimento mostra que os senhores estão se tornando verdadeiros pioneiros da salvação. 

Parabéns a todos os novos pioneiros!

Bem, no último dia primeiro, foi realizado no Solo Sagrado de Atami, Japão, o Culto da Primavera com a presença de 82 caravanistas que representaram todos os messiânicos brasileiros. Durante esta semana, eles estarão retornando ao Brasil.

Em relação ao desenvolvimento da Obra Divina, eu percebo que a prática do Johrei, da horta caseira e das belas atitudes no dia-a-dia, vem despertando novas pessoas a se tornarem cada vez mais, úteis à Deus.

Outro dia, ouvindo os relatórios dos responsáveis de região tomei conhecimento do grande empenho que os senhores vem desenvolvendo na prática do Johrei. Fiquei muito feliz!

Meishu-Sama nos outorgou o Ohikari permitindo-nos ministrar o Johrei. Dessa forma Ele nos outorgou também, a tarefa de conduzirmos as pessoas ao caminho da felicidade, o que se torna grande mérito e ao mesmo tempo o caminho da nossa própria salvação.

Mas eu gostaria de ampliar um pouco mais as nossas práticas. Tendo Meishu-Sama como modelo, estamos praticando a simpatia em nosso dia-a-dia, não é?

Então é importante observarmos que a verdadeira simpatia é aquela que parte da nossa alma e se projeta em nossas atitudes através da bondade e da cortesia, e principalmente, do desejo sincero de fazer uma pessoa feliz.

Na experiência que acabamos de ouvir da senhora Yassuko, percebemos que, ao ser despertada sobre a importância da verdadeira simpatia, procurou observar suas atitudes, confirmando o seu desejo de fazer seu próximo feliz.

Com esse empenho ela passou a observar mais as pessoas que estavam perto dela, mas que talvez não dava muita atenção... assim ela pôde se tornar, pela primeira vez, uma pioneira da salvação.

Kyoshu-Sama denominou “simpáticos pioneiros da salvação” aqueles que, com sinceridade e esmero, estão levando a Luz da Salvação às pessoas que estão a sua volta. Parabéns Sra. Yassuko!  A senhora é uma simpática pioneira da salvação!

Realmente, eu acho que o mais importante é a beleza interna, ou seja, ser uma pessoa positiva, alegre e natural. É importante também, ter vontade de oferecer o Johrei e encaminhar pessoas à Obra Divina. Mas lembre-se: sempre com muita humildade e gentileza, sem forçar nada. 

Isso se aplica também em qualquer situação dentro da vida cotidiana, principalmente na nossa relação com os filhos, marido, esposa, ou seja, dentro de casa. 

Mesmo com boa intenção, muitas vezes a gente quer transmitir alguma coisa, quer ensinar a qualquer custo, quer que o outro mude... e acaba forçando, insistindo... No fim, não consegue encontrar um bom resultado.

A Dona Yassuko conseguiu aprender esse ponto, e ganhou um grande aprimoramento na vida dela. Gostaria que todos também aprendessem a lidar com isso no seu dia a dia.

Nesse sentido, vamos praticar nossa fé neste mês de abril, procurando nos tornar verdadeiros pioneiros da salvação?

Muito obrigado e boa missão a todos!
Categoria: IMMB
Fonte: