quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ensinamento do Mês

SEJAM SEMPRE HOMENS DO PRESENTE
​O homem deve progredir e elevar-se continuamente, sobretudo aqueles que possuem fé. Entretanto, quando tocamos em assuntos religiosos, as pessoas costumam julgar-nos antiquados e conservadores. Não podemos negar que essa é uma tendência dos fiéis em geral; porém, com os messiânicos, dá-se justamente o contrário, ou melhor, eles devem esforçar-se para ser o contrário.
Observemos a Natureza. Ela procura renovar-se e progredir constantemente, sem um minuto de interrupção. O número de seres humanos aumenta de ano para ano. As terras vão sendo exploradas todos os anos. Vemos maiores e melhores vias de transportes – obras cuja construção demonstra crescente arrojo arquitetônico – e maquinarias cada vez mais perfeitas. As ervas e as árvores crescem em direção ao Céu. Tudo isso mostra que nada regride.
Ora, se tudo continua evoluindo, é natural que os homens também devam evoluir continuamente, seguindo o exemplo da Natureza. Nesse sentido, eu mesmo faço esforço para elevar-me e progredir cada vez mais; este mês, mais do que no mês anterior; este ano, mais do que no ano passado.
Mas progredir somente na parte material, isto é, nos negócios, na profissão e na posição social, não passa de algo sem base, algo demasiado superficial, como uma planta sem raiz. É indispensável o progresso do espírito, isto é, a elevação da individualidade. Portanto, devemos prosseguir passo a passo, pacientemente, visando à perfeição, principalmente no que se refere à espiritualidade. Com a elevação gradual do espírito, a personalidade também florescerá e, sem dúvida alguma, essa atitude de contínuo progresso conquistará a confiança do próximo, facilitará os empreendimentos e tornará a pessoa feliz.
Os jovens da atualidade talvez encarem estas palavras como moral antiquada e já superada; entretanto, é pondo em ação tais palavras que as criaturas poderão, verdadeiramente, ficar atualizadas. Os homens que não pensam e não agem assim, desejando evoluir apenas materialmente, ficam estacionados. Não progridem nem são progressistas. Parecem-me antiquadíssimos, observados deste ponto de vista. Seus pensamentos e assuntos são sempre os mesmos, não apresentam nada de especial. Palestrar com essas pessoas não me desperta nenhum interesse, pois elas se limitam a assuntos triviais, não falando de Religião, de Política, de Filosofia e muito menos de Arte.
O ideal seria que todos os fiéis da nossa Igreja se interessassem em progredir e elevar-se cada vez mais. Como visamos a corrigir a civilização errônea e construir um mundo ideal, os messiânicos devem procurar, nesta época de transição do mundo, ser sempre homens atualizados, vivendo em sintonia com o século XXI, que se aproxima. Eis o sentido do meu costumeiro conselho: sejam homens do presente.
Meishu-Sama em 11 de outubro de 1950.
Extraído do livro: Alicerce do Paraíso volume 3

Culto de Ano Novo - 2013


Culto de Ano-Novo e da Fundação da Igreja Messiânica
06 de janeiro de 2013
Rev. Hidenari Hayashi
Solo Sagrado de Guarapiranga

Ensinamento do Mês: Sejam sempre homens do presente
Experiência de Fé:  
 


​Feliz ano-novo a todos os senhores!

Quero expressar minhas congratulações também, pelo Culto comemorativo da Fundação da Igreja Messiânica.

Festejaram bastante?

Então, agora está na hora de darmos início a mais um ano de dedicação, sob a orientação de Kyoshu-Sama e a proteção de Meishu-Sama.

Bem, para dar início às nossas atividades, gostaria de ler aos senhores uma parte da mensagem de ano-novo do presidente mundial da Igreja, reverendíssimo Tetsuo Watanabe, divulgada pela Sede Geral do Japão.

Feliz Ano-Novo a todos!

Agradeço do fundo do meu coração por poder adentrar este novo ano com o sentimento renovado, sob as bênçãos de Deus e Meishu-Sama, envolto pelas orações da Terceira Líder Espiritual e pelas orientações de Kyoshu-Sama.
Agradeço também a dedicação sincera de todos os messiânicos durante o ano passado, desejando que continuem servindo, de coração, à Obra Divina neste ano que se inicia.
Ao longo deste ano, vamos nos empenhar em nos tornarmos pessoas simpáticas, e grandes pioneiros da salvação, fortalecendo a fé que reverencia Meishu-Sama como o Messias, tendo como base o slogan “vamos expandir o altruísmo e o sentimento de gratidão”. 
Desta forma, conseguiremos envolver, dentro do nosso cotidiano, muitas pessoas com a salvação de Meishu-Sama.
Meishu-Sama ensinou a todos nós, messiânicos, os caminhos, os meios mais eficazes para eliminar as nuvens espirituais: o Johrei; a Agricultura Natural por meio da horta caseira e da alimentação natural e o Belo. 
A salvação integral, que abrange o corpo, a mente e a alma, alcançada pela prática das três colunas da salvação, é uma expressão do amor de Deus e de Meishu-Sama. 
Nós, que estamos envoltos neste grandioso amor, precisamos compartilhar a alegria e a gratidão que sentimos e estender ainda mais a corrente da salvação e da felicidade ao maior número de pessoas possível. 
Para conseguirmos isso, gostaria que nos empenhássemos de corpo e alma em três práticas.
Primeira: a intensa prática do Johrei. Conforme nos ensinou Meishu-Sama, o Johrei é um método para criar felicidade. 
A segunda é a prática da horta caseira. O método da Agricultura Natural não deve ser simplesmente deixado a cargo dos agricultores. É para ser realizada por todos nós, que estamos unidos a Meishu-Sama. 
A terceira é a dedicação total à salvação através do Belo. De fato, ter contato com excelentes obras de arte também é muito importante. 
Entretanto, Meishu-Sama nos ensinou: “o homem é a obra-prima da criação de Deus, não havendo nada a que se possa comparar”. 
Quanto mais desejamos levar a salvação de Meishu-Sama às pessoas ou fazer difusão, mais precisamos ser objetivos com relação à nossa postura de fé. 
Em meus 50 anos de experiência na difusão mundial, ganhei a firme convicção de que a chave para a expansão da Obra Divina reside no quanto conseguimos nos elevar e nos tornar simpáticos.
Conto com o empenho de todos para concretizarmos nossa missão como pioneiros da salvação e como pessoas simpáticas, intensificando a prática das três colunas da salvação e buscando nos dedicar ao cultivo do sentimento de gratidão e da prática do amor altruísta.
Encerro minha saudação de ano-novo firmando este compromisso perante Deus e Meishu-Sama.
Bem, estes foram alguns trechos da mensagem do reverendíssimo Watanabe.

Gostaria que neste ano, baseados nesta orientação, servíssemos com grande empenho na Obra Divina, tornando-nos verdadeiros pioneiros da salvação, o número 1 na felicidade de outras pessoas.

Boa missão a todos! E feliz ano novo!
Categoria: IMMB 

Culto de Ano-Novo e de Comemoração da Fundação da IMM ocorre no Solo Sagrado de Guarapiranga


Participantes oram durante o culto

​O presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, reverendo Hidenari Hayashi, oficiou o Culto de Ano-Novo e de Comemoração da Fundação da Igreja Messiânica Mundial, no dia 6 de janeiro, no Solo Sagrado de Guarapiranga.

O culto, que ocorreu em um dia muito quente, reuniu aproximadamente 7 mil participantes, que puderam apreciar a orientação do reverendo Hayashi (leia na íntegra) sobre o empenho de nos tornarmos pioneiros da salvação e ser o número 1 na felicidade de outras pessoas.
Os presentes também foram agraciados com trechos da mensagem de ano-novo enviada do Japão pelo presidente mundial, reverendíssimo Tetsuo Watanabe.
Em sua mensagem, o reverendíssimo orientou para nos empenhar de corpo e alma nas três formas de salvação, Johrei, Agricultura Natural e Belo, e dedicar-nos ao cultivo do sentimento de gratidão e da prática do amor altruísta.
No Centro Cultural, o setor de Pesquisa e Produção Cultural da Fundação Mokiti Okada proporcionou aos presentes a exposição “Tal Qual Pinturas”, de Luís Rosa. A exibição conta com nove obras com técnicas mistas.
Luís Rosa é artista plástico e cenógrafo com formação em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Passou a se relacionar com a filosofia oriental através da prática do Feng Shui.
Categoria: IMMB
Fonte: Lucia Martuscelli de Freitas
Publicada em: 08/01/2013 14:38